quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

B - Bacharel

Se tem uma situação complicada na vida de um jurista é a de um bacharel. Quase sempre ele é pouco mais que um nada. Não é estagiário, não é advogado, não é promotor, juiz... Enfim, não exerce nenhuma 'carreira' jurídica, ele só tem um diploma e nada mais. (Estagiário também não é carreira, né? Deixa pra lá!)

Formado em Direito? Grande coisa. Falta só mais uma prova - seja concurso ou OAB. Não é injusto? Passar por cinco anos de faculdade ou mais e depois de ter o diploma ainda ser um nada ao quadrado?! Não importa se você estudou na melhor universidade do Brasil. Esse diploma não vale muita coisa, não te dá profissão nenhuma...

Existem aqueles bacharéis por profissão, de dois tipos básicos: concurseiros e desiludidos.

Concurseiros são - não é autoexplicativo? Ta, tudo bem, explico - aquelas pessoas que não fazem nada mais na vida e que não têm outro objetivo senão passar em um concurso. Aliás, nem vamos nos estender porque isso é outro verbete. 
Desiludidos são aqueles que fizeram o curso inteiro, mas que não querem seguir nenhuma carreira jurídica. Seja porque se descobriram em outra área ou porque simplesmente descobriram que não são dessa área. Terminam o curso pra não perder aquilo que já fizeram (e isso é bom, conhecimento nunca é demais), mas nunca dão nenhuma ocupação para o diploma que conquistaram.
Minha torcida é pra que nenhum de vocês, nem eu, seja um bacharel. E se for, que seja por pouco tempo. Que, se você for um desiludido, encontre logo a sua área e siga! Que seja feliz fazendo aquilo que te faz feliz, e que, sendo feliz, distribua a felicidade. Que não se arrependa nunca do conhecimento adquirido, porque isso ninguém pode tirar de você. Porque sucesso na vida é ser feliz.

2 comentários:

  1. Não é que esses verbetes são legais mesmo? Hahahah

    Achei que esse blog fosse algo mais exclusivo para pessoas que cursam direito, e é óbvio que é voltado para essa área mas eu posso ver a Annie de sempre aqui rs
    E consigo entender os verbetes sem ficar boiando.

    Mas peraí, todo mundo que termina a faculdade de direito vira um bacharel, né? Então você vai ser uma um dia também, oras.

    PS: Outra coisa: Por que você põe o verbete como marcador? Depois de um tempo você terá milhões de marcadoras que não vão ajudar em nada. Os das letras são úteis.

    ResponderExcluir
  2. É a Annie de sempre quem escreve, uai! A ideia é descomplicar, Felipe. Esse negócio de Direito é complicado demais. A minha bandeira é descomplicar a linguagem jurídica. Isso só afasta o Direito de sua razão de ser: as pessoas.

    Hoje em dia dá pra prestar o exame da OAB antes da formatura. Se aprovado, a carteira fica suspensa até se formar. Quando a pessoa pega o diploma, consegue a carteirinha e é um advogado ;) É o meu plano! hehe Só tem que passar.

    É que eu posso usar o mesmo verbete de novo. A ideia é fazer algo como no wordpress, onde tem marcadores e tags, e separar as letras dos verbetes...

    ResponderExcluir