terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

P - Propedêutica

Esse é o nosso primeiro verbete. Foi a primeira palavra 'esquisita' que eu aprendi na faculdade. A segunda foi abalroar. Se você não foi atingido por essa inflamação cerebral (ou do ego, escolham) chamada Direitite (também conhecida como Juridiquite), ou não tem o costume de usar palavras rebuscadas que ninguém mais usa, não precisa correr pro Tio Google pra perguntar que língua é essa, não. Pode deixar que eu traduzo:
Propedêutica - significa referente ao ensino. É um termo vindo do grego (parece mesmo, né?) e designa as disciplinas introdutórias a uma série de cursos, aquelas que fornecem os conhecimentos preliminares, sabe? "Esta nossa disciplina é prepedêutica ao curso de Direito". (Professor de Introdução ao Estudo do Direito).
Abalroar - significa chocar-se com força. Como em uma batida de carros, sabe? A origem, na verdade, é um choque de navios. Quer dizer, atacar com balroas, que são como uns ganchos que existem nos navios. (Ou alguma coisa parecida com isso).
Nosso primeiro verbete é assim, introdutório, preliminar. Pra quem não gosta de falar difícil, mas que às vezes fala um palavrão - como propedêutica ou parcimônia - sem querer. Pra quem acha graça desse povo que fala difícil. Pra gente achar graça de quando a gente fala difícil sem querer. E pra todas as demais situações dessa vida legal que eu levo. Com um trocadilho infame inteiramente grátis logo no primeiro post!

2 comentários:

  1. Faltou um "pra quem sempre agradece a Deus por ter desistido de entrar pra esse mundo do Direito e foi fazer Computação".

    Ah, e eu sei o que é parcimônia! Aprendi com o @mmrtg, ele adora essa palavra.

    ResponderExcluir
  2. HAHAHA Ainda bem que tem quem goste, né? Senão alguém seria obrigado a fazer isso! Já pensou se sobrasse pra vc? =P

    Também uso parcimônia o tempo todo. Tão natural, gente...

    ResponderExcluir