sexta-feira, 25 de março de 2011

G - Gratuito

Todo mundo gosta de uma coisa gratuita. Pode até não ser tão gratuita assim, como aqueles brindes que aumentam o valor do produto, mas os sinos tocam quando se ouve que 'por apenas mais um centavo você leva mais um!'Quem não quer uma vantagem dessas, né?

Parece que nem vou precisar explicar o que é gratuito, então vamos só fazer uma listinha de coisas grátis: amostras de cosméticos, cafézinho de supermercado, Linux, balinha no guichê de atendimento (Essa prática vem sendo abolida aos poucos. Qualquer dia desses teremos que fazer um movimento pelas balinhas...), torpedo web, SUS, justiça gratuita... Peraí, gente! Nenhuma dessas coisas é grátis! Acho melhor repassar esse verbete...

Gratuito: aquilo que não tem custo.

Simples assim. Curtinho assim. Difícil assim. Já viu alguma coisa que não tem custo? Gratuito... gratuito pra quem? Tudo o que é gratuito por você, é porque alguém já pagou. As amostras você mesmo vai pagar quando descobrir que não consegue viver sem isso (nem sabe como vivia antes de saber que isso existia, né?) e comprar o produto. Os softwares livres são fruto do trabalho de alguém (ou melhor, alguéns), além de energia elétrica, do custo do próprio computador... Balinhas, torpedos, essas coisas têm um custo bem baixo, mas têm um custo (que, de novo, quer ser recompensado pela sua generosidade no consumo).

O SUS, a justiça gratuita e tantos outros serviços públicos caracterizam outro nível, porque esse todo mundo paga. Quando você está comprando aquele produto da amostra, declarando renda para a Receita Federal, quando recebe uma herança ou doação de bens imóveis, quando compra alguma coisa importada... Tudo isso (e muito mais) é tributável, e serve pra pagar a conta de todas essas coisas 'grátis' que o Estado oferece. O meu dinheiro não é mato, e acho que o seu também não. Então, consciência, né?

Quer saber o que é grátis? Um abraço ;)

2 comentários:

  1. Nem o amor é gratuito... namorar a distância, por exemplo, é quase um pedido de falência.... !!!!

    ResponderExcluir
  2. Faltou citar o "frete grátis em compras acima de X reais", hehe.

    Nunca tinha pensado por esse lado, mas o gratuito depende do ponto de vista. Pode não ter custo pra mim, ok, mas não surgiu do nada. E o custo nem sempre é em dinheiro.

    ResponderExcluir