terça-feira, 5 de abril de 2011

J - Jactância

Calma... Amigo... Não xinguei ninguém (ainda), tá? Verbete engraçado esse aí. Parece alguma coisa de comer. Derivado da jaca. Ou será algum distúrbio psiquiátrico? Propriedade medicinal? Bom, deve ser um verbete com uma explicação bem difícil pra alguém usar uma palavrinha feia dessas. Não, não é. Vamos fazer diferente hoje. Vou dar dicas! Ah, não procura no Google... Perde toda a graça, Sr. Geração-Instantânea.

1. Quem diz 'jactância' o faz por pura jactância. (Gostei dessa hahaha)
2. Eu conheci esse verbete num livro de Aristóteles.
3. Típico de pessoas que usam bigodes. (Não sei porque, mas os bigodes são comuns em pessoas jactantes... 'Jactantes' talvez seja um neologismo. Talvez...)
4. O mesmo que bazófia (E o coro diz 'Ohhhhhh')

Dei-lhe uma, duas e três. A quarta foi só de sacanagem. Se você não sabia antes, não deve estar muito perto de saber agora. (Se está, ou você é inteligente, ou eu sou muito boba). O melhor de tudo é que uma palavra tão, tão, tão pomposa, esquisita e incomum tem a explicação mais curta da história (de um mês? Menos que isso?) do Verbete Legal.
Jactância: vaidade.
Palavras como essa deveriam se enterrar no ostracismo e nunca mais sair de lá. Por que, ó céus, por que tirar da cartola a tal da jactância? Pra mostrar que você sabe o que é jactância? Pra mostrar que você não sabe o que é jactância? (o-oh) Pra mostrar que você tem muita jactância? Senhores jactantes, por favor, recolham toda a sua jactância, bazófia e todas essas monstrinhas em forma de palavras pelas quais guardam tanto zelo e vão ler o Verbete Legal. (Hmm... quanta jactância, hein?)

2 comentários:

  1. Eu vivo em jactância quando venho ao verbete e tem novidades, rsssss... e não fique jactante não tá, rssssss...

    ResponderExcluir
  2. Eu já conhecia essa palavra de algum lugar, acho que de algum livro que li. Foi Percy Jackson? Sei lá.
    Só sei que quando li, não consegui identificar seu significado, achei que era "Poder" ou "Força".

    Ah, lembrei, acho que foi em Deixados para Trás. O Nicolae era jactante.

    Gosto muito desses verbetes! *-*

    ResponderExcluir