sábado, 17 de setembro de 2011

F - Filho da...

Quem nunca ouviu uma história de um mau profissional? Ou melhor, quem nunca ouviu pelo menos umas cinquenta histórias sobre maus profissionais, especialmente os da sua área? Toda classe profissional tem seus exemplares picaretas, mas não conheço nenhuma profissão com reputação tão manchada como a dos advogados (político não é profissão, tá?) - palavra de quem pretende seguir carreira na profissão, eu acho.
Filho da...: profissional que se aproveita da relação de confiança e do privilégio de informações que possui sobre o cliente para mentir, enganar e extorquir.
Acompanhem meu raciocínio: se eu vou ao médico, eu preciso que ele me ajude com seus conhecimentos médicos a obter a cura de alguma moléstia através de um tratamento indicado por ele. Eu não vou fiscalizar se aquele tratamento é adequado ou se o diagnóstico está correto porque, bem... eu não sou médica. Aliás, é justamente por isso que eu vou ao médico. Eu confio que ele fará bom uso do conhecimento que possui para o meu benefício.

Da mesma forma, quem procura um advogado procura a solução para um problema jurídico que ele não pode resolver sozinho. Ele confia no conhecimento privilegiado do advogado para entregar em suas mãos o seu problema. Quem não consegue confiar no profissional que contrata, deve procurar outro profissional. A relação de confiança é a chave para que o advogado possa defender os interesses do cliente.

Agora vejam só... O advogado tem uma cliente muito pobre com uma única ação no Juizado Especial Cível. O advogado pede justiça gratuita desde a petição inicial, ficando sua cliente isenta das custas judiciais. Algum tempo após a conciliação, a cliente aparece no fórum com os papéis que tem guardado para tirar uma dúvida. Um dos papéis é a sentença que reafirma o benefício da justiça gratuita; o outro, um recibo do advogado - daqueles que a gente compra em bloco na papelaria - de R$ 740,00 referentes a custas judiciais. Ela não sabia que existia justiça gratuita, muito menos que o advogado pedira e conseguira o benefício para ela.

É ou não é um filhadaputa?

Cês me desculpem o palavrão
Eu bem que tentei evitar
Mas não achei outra definição
Que pudesse explicar
Com tanta clareza
Aquilo tudo que a gente sente
A terra é uma beleza
O que estraga é essa gente
  
PS¹: Aos bons profissionais, sejam advogados, magistrados, promotores, médicos, administrdores, professores ou garotos de programadores cientistas da computação, meus sinceros e elevados protestos de estima e apreço.
PS²: Eu conheço muitos bons advogados. Em maior número do que os acima retratados. Mas é que estes me tiram do sério...
PS³: Em casos como esse, cabe indenização pelo ressarcimento do pagamento indevido com correção e processo ético-disciplinar contra o adevogado na seccional da OAB.

Um comentário:

  1. Hauhauhauhauah adorei a parte dos "garotos de programa".

    Sim, esse aí é um fdp. A gente bem sabe que tem muita família sobrevivendo com menos de R$740, e o cara vem com essa pra cima da mulher :/

    ResponderExcluir