terça-feira, 1 de março de 2011

D - Doutor

Se existe uma figura controversa nesse mundo legal é a do tal 'doutor'. Porque existe o doutor acadêmico, aquele que fez doutorado, defendeu sua tese e sagrou-se doutor. E doutor advogado/médico/engenheiro. Aqueles que há muito tempo atrás alcançavam a formação máxima nesse país, que não é mais a mesma. Nessa aí até eu já fui incluída. Pela simplicidade de algumas pessoas e pela ironia de outras.

Doutor é um título de honra. Isso independe se é um doutor que fez doutorado ou um doutor costumeiro. É uma honra ser chamado de doutor, um reconhecimento. Doutor que exige ser chamado de doutor? Desculpa, não chamo mesmo. Pra mim perdeu o respeito. Os doutores, tenho certeza disso, têm nome. E você recebeu um nome para que as pessoas te chamem por esse nome. Por isso que ser chamado de doutor é uma honra, não se deve obrigar ninguém a fazê-lo. Muito menos esfregar o título na cara dos outros.

Já repararam que geralmente os doutores que têm doutorado não ostentam tanto quanto o dotôadevogado? Vai ver que depois de tanto esforço, aprendem a lição da humildade. Depois de tanto conhecimento especializado, descobrem que não sabem quase nada. A esses o reconhecimento é mais do que devido. São dignos.

5 comentários:

  1. Concordo. (Mas chamo muita gente de 'doutor' pra não ter que criar uma rixa fortuita. Diplomacia, né?)

    ResponderExcluir
  2. Ai, o que me mata de raiva mesmo é ver aqueles médicos filhinhos de papai recém saídos da faculdade e querem ser chamados de doutores. Vão se catar!

    ResponderExcluir
  3. HAHAHA Eu não chamo médico de doutor, não. Aliás, evito chamar qualquer pessoa de 'doutor'. A pessoa tem nome, né? Só com chefe que o buraco é um pouquinho mais embaixo. Quando não dá pra usar nenhum prenome, fazer o quê? Eu é que não quero um chefe invocado comigo... Faço que nem Galileu: é, mas eu discordo que seja.

    ResponderExcluir
  4. Acho que nunca chamei ninguém de doutor, nem médico.
    Mas se o pessoal é mesmo "doutor", que fez doutorado e tudo mais, mesmo sendo recém saídos da faculdade devem ser chamados de "doutor" (nos ambientes propícios, claro). Agora se exigir ser chamado de doutor, vá se catar mesmo!
    É que nem pastor. Eu chamo de pastor por respeito mas nunca me pediu isso. Com o doutor deve ser o mesmo.

    PS: Gostei dessa frase do Galileu :)

    ResponderExcluir