terça-feira, 22 de março de 2011

H - Humildade

Prestem muita atenção agora, porque eu sei que muita gente faltou nessa aula. Humildade é assunto de avaliação diária. E a segunda chamada é ainda pior. Vamos ao conceito:
Humildade: é a característica de quem não se considera superior às outras pessoas .Quem reconhece que não faz nada sozinho, mas que depende de outras pessoas é humilde. Qualidade de quem reconhece que precisa de outras pessoas e pede ajuda.
Humildade não faz mal a ninguém. Serve pra todo mundo. Aliás, quanto mais alta e desejável é a posição da pessoa, mais bonito fica. Sabe aquelas pessoas que você sabe que estão, de certa forma, em posição superior à sua, mas que não possuem afetação nenhuma? Dispensam reverências e formalidades necessárias, fazem questão de que você se sinta à vontade, se relaciona com todas as pessoas considerando a condição igualitária de todos os seres humanos.

Dizem que é bom ter um pouco de orgulho. Dizem que humildade demais pode ser prejudicial. Torna as pessoas vulneráveis, sujeitas às outras, como capachos. Trata-se do equívoco comum de confundir humildade com humilhação.
Humilhação: situação a que uma pessoa submete a si mesma ou a outra pessoa. Subjugação de uma pessoa em relação às outras e a si mesma, em face de sua real capacidade, ou daquilo que ela pensa que é.
Pessoas humildes não são humilhadas, porque humilde não é a pessoa sonsa, tola... É muito mais fácil e mais comum humilhar os orgulhosos, colocar a pessoa no seu devido lugar, sabe? Coisa que não é necessária às pessoas humildes.

O que isso tudo tem a ver com Direito? O mundo jurídico é cheio de pessoas que trabalham com pessoas. Cheio de pessoas que têm posição social mais elevada às outras. Pessoas que precisam ser humildes. Magistrados, membros do ministério público e funcionários da serventia que precisam se lembrar que são funcionários do povo. Um monte de gente que precisa se lembrar que atrás dos papéis existem pessoas que são a razão do seu trabalho. Humildade é ingrediente básico pra lidar com gente e ponto final.

6 comentários:

  1. Annie, esse verbete foi show. E vê se atualiza mais rápido que faz falta tá? rssssss

    bjx

    ResponderExcluir
  2. Ahh, tava muito atolada de trabalho na semana passada, sem tempo nem pra fazer a pauta. Hoje tive uma aula bem chata, to com uma pauta bem extensa. Só tenho que escrever hehe

    ResponderExcluir
  3. Por que será que eu me lembrei de um ex colega de trabalho que ficava alardeando pra todo mundo que ele estava certo porque fez mestrado? (Como se mestrado realmente fosse importante no mercado da computação.)

    ResponderExcluir
  4. Cíntia... geralmente quem faz mestrado tem a opinião errada e quem faz doutorado mais errada ainda.. é que são opiniões muito strictu..


    Foi podre o trocadilho.... auehauehauehauh

    ResponderExcluir
  5. Eu amo pessoas humildes!
    Quer dizer, humildade é uma coisa ESSENCIAL em qualquer mundo , não só no jurídico. Chega a ser quase ridículo pessoas que não têm humildade, sei lá, é uma situação muito surreal.
    A pessoa quer mostrar pra todo mundo que é o melhor e não faz questão de esconder isso e portanto humilha os outros. É tenso.

    E realmente é muito bonito quando uma pessoa que está num degrau bem, mais BEM acima do seu te trata como igual, a gente fica até sem graça *-*

    ResponderExcluir
  6. Rá! Hoje eu li uma frase no "Quem é você, Alasca?" que me fez lembrar desse post:

    "Tem gente que pensa estar andando sobre as águas mas está com mijo nos sapatos" :S

    ResponderExcluir