quarta-feira, 13 de abril de 2011

L - Liberdade

É engraçado como gostam de dizer que temos direitos sem nem explicar que dirieto é esse. Existem direitos que ninguém sabe pra quê servem exatamente, nem o que significam. Afinal, todos os direitos são, de alguma forma, relativos. (Até o direito à vida tem sua exceção na Constituição, na mesma frase em que extingue a pena de morte - art. 5°, XLVII, a). Mas eu não quero saber sobre essa relatividade hoje. Eu quero saber é que direito é esse que temos à liberdade. Afinal, que liberdade é essa?
Liberdade - é o que acaba quando começa a do outro. É ir onde quiser, fazer o que quiser, falar o que quiser, pra quem quiser...
Conceito meio adolescente de liberdade, né? Certo, vamos tentar outro...
Liberdade - direito de fazer tudo aquilo que não é proibido por lei. (Tudo o que não é proibido é permitido, exceto na administração pública)
Desde quando o Estado passou a ser uma grande mãe madrasta, tomando para si todos os cuidados para a sobrevivência dos seus cidadãos, o conceito de liberdade tem sido desafiado. Afinal, uma coisa é exigir que ninguém lese o bem da vida de outrem (eita juridiquês enrolado), ou melhor, que ninguém cause dano a outra pessoa, mas o nível em que estamos chegando é outro.

O Estado obriga as pessoas a tomarem vacinas. (Ah, não obriga, não? Experimenta viajar pra um desses lugares estranhos sem tomar a vacina contra febre amarela. Não viaja!) O Estado obriga as pessoas a saírem de suas casas porque diz que elas estão em situação de risco. Com o mesmo argumento, separa pais e filhos, avós e netos. O Estado lhe obriga a fazer exames, limita sua jornada de trabalho. Tudo é para o seu bem. É lógico que é para o seu bem.

Mas e se eu não quiser? Onde está a liberdade da pessoa que não dispõe mais do right to be fuck? E se eu quiser cuidar da minha vida, o que você, Estado vai fazer? O que acontece com quem resolve assumir os riscos? E se um dia isso não for mais possível? E se o Estado absorver a vida das pessoas de modo que elas se tornem máquinas humanas? Mas esse nem é o meu ponto.

Eu acredito, sim, que todo mundo deveria poder escolher se danar, mas essa não é a minha escolha. O que me incomoda nessa atitude bio-política não é um futuro possível, mas nem por isso provável, é a hipocrisia presente. O Estado te obriga a tomar vacinas, fazer exames e ir ao médico quando ficar doente para apresentar um atestado no trabalho. Mas não dá saúde de qualidade. O Estado obriga todos os pais a matricularem seus filhos em escolas, mas as escolas e universidades estão mendigando verba para funcionar.

Querido Estado, antes de querer cuidar da minha vida, por que você não começa a cuidar da sua?

[ Não é que eu esteja revoltada, é só que acabei de ler Admirável Mundo Novo... Já leram? ]

3 comentários:

  1. Eita! Tá revoltada não, entendi.
    Na minha visão, liberdade é eu fazer o que quiser com a minha vida, sabendo que terei de arcar com as consequências. Não gosto nada desse negócio de "faz assim que vai ser melhor pra você". A vida é minha, não é?

    ResponderExcluir
  2. Falam do Estado como se fosse uma entidade distante, longe, inacessível... como se de fato fosse apenas aquela ficção jurídica que o pessoal do direito gosta de chamar. Esse post é de uma alienação profunda.... o Estado é dirigido por pessoas e quem não está contente com os resultados que o tal estado tem alcançado, que se proponha a mudar. É muito fácil criticar da arquibancada.

    ResponderExcluir
  3. Bom, faço uso da minha liberdade pra vir aqui e dizer: Esse trem tá demorando a atualizar né? rs

    ResponderExcluir