sexta-feira, 26 de agosto de 2011

E - Ética

Ética é uma palavra que se perdeu. É que a ela atribuíram tantos significados, que fica difícil saber mesmo o que é ética. Será? Pra desfazer a confusão, vamos primeiro nos desfazer dos conceitos mais evasivos. Ética não é aquela matéria que só serve pra preencher a grade curricular da sua faculdade particular. Ética não é aquilo que você tem que abandonar se quiser ser alguém importante, ou se quiser ter sucesso profissional.
Ética: derivada do grego éthikos, é aquilo que pertence ao éthos. (Ajudou muito, hein?) Ética se relaciona com o que chamamos de 'moral', mas não exatamente com os bons costumes. É a moral derivada e fundamentada no próprio pensamento humano. Aquele sentimento de estar fazendo aquilo que é certo.
Ética não é só aquela matéria que lhe dá um sono. Aquela que você só não reprovou por falta porque o professor não fez chamada ou alguém respondeu/assinou por você. Ética não consiste nas regrinhas decoradas para o Exame da OAB. Ética não é nada que se decore, é um comportamento que se pratica, uma consciência que se mantém limpa.

Não é aquilo que você tem que abandonar para ser bem-sucedido, embora muita gente o faça. Quem disse que ética não combina com sucesso não sabe nada sobre sucesso. Afinal, satisfação profissional não se mede apenas em cifras, mas também em felicidade. Não dá pra ser feliz abandonando a ética. Não dá pra ser feliz abandonando a si mesmo. Não dá pra ser feliz vendendo a própria consciência. No máximo, dá pra ser um robô dentro de uma BMW. Serve pra você? Não para mim.

Sendo assim, ser advogado não deve ser sinônimo de ser picareta. Afinal, não é ele o defensor da moralidade pública, aquele que deve subordinar sua atividade privada à elevada função pública que exerce? Da mesma forma, a carreira pública não deve ser sinônimo de ganhar muito (mentira, ganha só razoavelmente) e trabalhar pouco, quando há tanto trabalho a fazer.

E não, você não vai aprender ética nas universidades. Ética se aprende vivendo.

Então, queridos juristas, acordem sua consciência para não apenas exercer uma função, mas principalmente se dedicar a ela, mais do que a si mesmo. Ou procure trabalhar em outra coisa, onde as pessoas não dependam tanto de você. (Aplica-se aos demais, mutatis mutandis...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário