sexta-feira, 5 de agosto de 2011

R - Resiliência

Resiliência não é nada jurídico. Isso não quer dizer muita coisa, porque qualquer palavra mais ou menos desconhecida com um significado pouco presumível acaba encantando os juristas de plantão, que quase sempre estão com sede de impressionar alguém - porque todo jurista tem que parecer culto. Resiliência vem da Física. Essa ciência exata com a qual não me identifico - acertei só uma questão de física no vestibular, na cagada sorte.
Resiliência: propriedade de alguns materiais de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ruptura. É a capacidade de um material voltar ao seu normal depois de ter sofrido tensão. (Se vocês jogarem essa frase no Google, chegarão diretamente na Wikipédia, dada a minha já confessada inaptidão para a Física)
Mas não é isso que interessa. A palavrinha acima esteve na moda, e não por ser determinante pra saber se determinada uma ponte aguenta o tráfego. Alguém resolveu adaptar o conceito às pessoas (já viram isso? adaptar conceitos? como alguém pode fazer isso, hein?). Eu jamais saberia que este é um termo físico se não tivesse sido extraído para a Psicologia e se meu pai não a tivesse adotado como palavra-do-trimestre.
Resiliência: capacidade do indivíduo de lidar com problemas, suportar obstáculos ou resistir à pressão, estresse, etc... sem surtar. Ou seja, capacidade de manter a cabeça fria e o cérebro funcionando em situações difíceis.

As pessoas ultimamente tem surtado por tão pouco... o twitter não deixa mais você usar a versão antiga? Choveu? Esfriou? Ficou de final com um professor que não gosta de você? Encheram seu skoob de spam? Não aguenta mais os pôneis malditos? Ora, vamos... pra que reclamar sobre situações que você não pode resolver e que não tem a menor importância? Quando chegam os problemas de verdade, os obstáculos realmente difíceis, as pressões que realmente incomodam, o que fazem essas pessoas, hein? Uma hora esses pôneis vão embora...

Sim, eu vi que o cabeçalho do blog sumiu. Mas eu estou tentando ser resiliente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário