sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

D - Dignidade

O mundo jurídico tem um termo consagrado que faz estremecer as bases dos apaixonados e arrepiar os cabelos dos entusiastas de tanta emoção. Experimente colocar a 'dignidade da pessoa humana' no meio de uma frase para ver se não lhes brotam lágrimas nos olhos. 

Eu nunca entendi bem esse negócio da 'pessoa humana'. Será que existe uma pessoa não humana? Será que essa pessoa não humana também tem dignidade? E o que é dignidade, afinal?
Dignidade: compreensão de si como pessoa que deve ser respeitada tão somente pelo fato de ser uma pessoa. 
A frase acima é, para mim, a síntese do resumo do conceito da dignidade que essa tal pessoa humana possui. Toda a consideração derivada da dignidade é uma questão de respeito pela pessoa. Tanto o respeito à sua identidade humana, como o respeito dos outros à sua pessoa. O direito à honra, à integridade física e psicossocial, o direito de ser tratado como igual e ainda assim de ser tratado com consideração às suas necessidades especiais e tantos outros significam que você é um ultrajovem e merece respeito!

Quem sente a sua dignidade ameaçada ou vê uma situação indigna acontecendo com outra pessoa - porque, de alguma forma, ainda somos todos iguais - não pode, não deve ficar calado. Ninguém é mais digno. A dignidade não tem a ver com a sua educação, com o seu caráter, a sua conta bancária ou o seu sobrenome. Tem a ver com os genes que fazem de você um humano. 

Que 2012 seja um ano cheio de dignidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário