segunda-feira, 5 de setembro de 2011

D - Diligência

Existe uma frase no mundo jurídico que eu não gosto de ouvir: 'Diligencie isso pra mim'. Porque essa frase quer dizer 'Eu não sei o que você precisa fazer pra descascar esse abacaxi, mas o que quer que seja, faça!'. E aí que na maioria das vezes é roubada, pra usar um eufemismo. Diligência tem vários sentidos, mas o significado original para o Direito é o seguinte:
Diligência Substantivo feminino de origem latina diligentia. Execução de certos serviços judiciais fora dos auditórios ou cartórios.
Então, o casamento civil promovido pelo oficial fora do cartório é uma diligência. Mas a palavra diligência ganhou proporções maiores. Se os Coisos da Ilha Ra Tim Bum conhecessem 'diligência' teriam um vocabulário mais vasto (Alguém lembra? 'Que coisa mais coisada'? TV Cultura? Não? Tudo bem, voltemos à nossa programação normal). Bom, sabe o verbo coisar? Então, diligência pode ser qualquer coisa! "Vou ali fazer uma diligência", portanto, pode ser qualquer coisa. Desde ir até o fórum cível tirar umas cópias de um processo até... ir ao banheiro, ou sei lá. 

Diligência também é o termo usado quando se contrata um advogado de outa comarca para fazer algum serviço que, logicamente, pode ser qualquer tipo de serviço para o qual ficaria muito caro deslocar um advogado estagiário, mas que é importante para tomar providências em algum processo. Como quando chega uma publicação de um processo de Salvador para que você em Curitiba se manifeste sobre a 'petição retro' (ou seja, aquela que vem logo antes do despacho publicado). Não dá pra se manifestar sobre uma coisa que ninguém sabe do que se trata, então o advogado manda o estagiário pedir uma diligência em Salvador.

Diligência tem outro significado que merece ser lembrado, mas este já faz parte de outro verbete.

Este verbete foi sugerido pela Cíntia. Sugira um verbete você através do formulário de contato!

Siga o @verbetelegal no twitter!

Um comentário:

  1. Ah tá, agora entendi. "Diligenciar" é sinônimo de "coisar". Tks pela explicação, haha.

    ResponderExcluir